CashPreview 3.0: fluxo de caixa projetado para pequenas e médias empresas.
Utilize CashPreview para a projeção do seu fluxo de caixa e maximize o sucesso dos seus negócios! Clique aqui para fazer o download e testá-lo gratuitamente.

Para fazer seu gerenciamento financeiro no CashPreview, você cadastra inicialmente suas contas bancárias, de cartões, o caixa e os tipos de gastos e recebimentos que dão motivo às entradas e saídas nestas contas.

Feitos estes cadastros, você já pode lançar as movimentações tanto passadas como futuras para poder extrair relatórios que lhe permitirão ver tanto a evolução dos saldos e os totais movimentados em cada conta, como também no patrimônio total. Isto para qualquer período desejado.

Você pode ter uma visão do seu fluxo de caixa mostrando lançamento por lançamento com totalizações de entradas e saídas e do acumulado tanto por dia como por período. Também pode escolher ver apenas as totalizações em cada dia ou no período todo.

Na janela de critérios de exibição do fluxo de caixa você pode escolher que o relatório considere todos os lançamentos no período informado ou apenas aqueles que já foram baixados como realizados até o momento. Assim, você projeta nos saldos da parte futura do período pesquisado apenas o que já está confirmado nas datas vencidas do período. Veja abaixo a janela de critérios para geração do fluxo de caixa.

critérios para o fluxo de caixa

Abaixo você tem uma janela de exemplo do fluxo de caixa diário e analítico mostrando todos os lançamentos e totalizando receitas e despesas por dia mais a evolução do saldo após cada lançamento considerado.

relatório do fluxo de caixa diário

Na janela acima, mostramos o final do relatório para exibir as totalizações finais, mas o relatório inicia considerando o saldo global do dia anterior ao primeiro dia do período considerado. A este saldo global vão sendo somados cada lançamento novo exibido no relatório. Desta forma, a coluna de saldo vai exibindo a evolução do saldo após cada lançamento. O saldo global é a somatória de tudo que já foi lançado até a data em questão, mostrando, portanto, o seu patrimônio total naquela data.

Além do relatório analítico, ou seja, que exibe os lançamentos em detalhes, há também a opção de relatórios sintéticos, que mostram apenas os totais diários ou no período todo em uma única linha. Veja abaixo um exemplo de fluxo de caixa sintético totalizando os recebimentos e pagamentos no dia a dia.

resumo do fluxo de caixa

As informações acima também podem ser exibidas graficamente mediante um gráfico de barras com totalizações diárias conforme abaixo.

gráfico do fluxo de caixa sintético diário

Caso a necessidade seja de algo ainda mais sintético, é possível escolher o relatório sintético no período e o resultado será apenas os totais finais como exibido a seguir.

fluxo de caixa sintético no período

Além dos recursos presentes nestes relatórios, o CashPreview lhe permite criar outras formas de consultas, tais como extratos, balanços, pesquisas de saldos para uma data determinada, acompanhamento de orçamentos.

O programa lhe oferece também consultas prontas na linguagem SQL, que podem ser executadas usando a janela de criação de consultas SQL. Este recurso está disponível nos menus"Operações \ Abrir consulta SQL" e "Nova consulta SQL" disponíveis na janela principal do CashPreview. Alguns exemplos de arquivos de consultas também podem ser baixados daqui.

Entre os exemplos presentes nesta página, há duas consultas que são especialmente úteis para a previsão do fluxo de caixa. As consultas que permitem ver os totais de entradas e saídas em cada dia/mês, as diferenças diárias ou mensais destes totais e mais os saldos se tornam muito úteis, pois permitem antever não apenas quando o saldo estará negativo, mas a partir de quando a tendência para esta deficiência de saldo teve início.

Além de informações com base em datas de realização, você também poderá extrair informações por data de competência, ou seja, a data em que se originou o fato.

Na janela de lançamentos do CashPreview, você poderá também informar opcionalmente o cliente ou fornecedor e o centro de custo/lucro. Fornecendo estas informações, você estará alimentando dados que poderão ser usados na extração de relatórios também segundo estas informações.

Os exemplos acima representam apenas parte da funcionalidade do CashPreview. Para ter acesso a outros controles tais como o de contas a pagar e a receber, extratos de contas, balanços sintéticos e analíticos, orçamentos, a melhor forma é baixando e instalando o CashPreview. Você poderá usá-lo gratuitamente por 30 dias, mas mesmo após este período ele não deixará de funcionar, restando ainda parte das funções ativadas, o que poderá, em muitos casos, ser suficiente para as suas necessidades.